Saber como funciona um seguro de vida é o primeiro passo para tomar uma decisão acertada. A verdade é que, na prática, muita gente não contrata o seguro ideal para suas necessidades porque não sabe como funciona.
Mas adiantamos que não há nenhum segredo neste benefício fundamental em nossas vidas. Basta ler a apólice, conhecer os direitos e deveres do segurado e da seguradora, além de saber que atitudes tomar no momento do resgate.
O ideal é se informar sobre o funcionamento básico desse serviço e entender quais coberturas ele oferece antes de assinar qualquer contrato.
O que é um Seguro de Vida?
O seguro de vida é como um contrato em que a seguradora paga uma indenização se algum dos eventos previstos na apólice efetivamente acontece.
Em caso de morte do titular do seguro, a indenização é paga aos beneficiários que foram escolhidos no momento da contratação. Não havendo um, são os dependentes legais que recebem o valor.
Para ter direito à proteção, o segurado paga pelo serviço mensalmente ou de uma só vez, logo no ato da contratação. Assim, durante todo o prazo de vigência do seguro, essa relação permanece ativa.
Porque é necessário possuir um Seguro de Vida?
Quando você contrata um seguro, escolhe os beneficiários — quem vai receber o valor da indenização no caso da ocorrência de um sinistro. Como dá para imaginar, isso minimiza as preocupações em momentos extremamente difíceis, como:
- a perda de um ente querido;
- o diagnóstico de uma doença grave;
- a necessidade de internação hospitalar.
- um incidente que cause invalidez permanente;
É exatamente por isso que o seguro de vida é tão importante. Além disso, dependendo da cobertura escolhida, os benefícios de um seguro de vida não são apenas em caso de morte, para os beneficiários. Ele pode ser usado em vida pelo próprio segurado, como nos casos de doenças graves, invalidez e outros.
Quais são as garantias para o segurado?
As garantias de um seguro são expressas sob a forma de coberturas — os eventos que dão direito à indenização. De forma geral, os seguros têm que oferecer a cobertura por morte, que é obrigatória. As demais variam conforme as diferentes opções de seguro oferecidas por cada seguradora, podendo, dentre outras opções, incluir proteção para:
- morte por acidente;
- invalidez permanente total ou parcial, por acidente ou doença;
- despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
- diárias por incapacidade temporária;
- diárias por internação hospitalar;
- diagnóstico de doenças graves.
Assim, desde que devidamente previsto na apólice, a ocorrência desses eventos estará coberta pelo seguro, oferecendo o suporte financeiro contratado ao segurado ou a seus beneficiários.
Qual a importância da apólice?
A apólice é o documento que formaliza o contrato, reunindo informações importantes, como as coberturas previstas, as condições para direito à indenização e os riscos excluídos — situações que o seguro não cobre.
É fundamental que você leia a apólice antes de assinar o contrato, além de manter uma cópia consigo, preferencialmente em um lugar em que seus familiares e pessoas de confiança tenham fácil acesso. Afinal, a apólice define aspectos como o papel da seguradora e do segurado, especificando também como o resgate da indenização deve acontecer.
Como funciona o resgate do seguro?
O resgate da indenização acontece mediante a ocorrência de um dos riscos previstos na apólice. O passo inicial do processo é informar o fato à seguradora, seja por telefone ou site.
A seguir a empresa enviará por e-mail um documento chamado aviso de sinistro, que deve ser preenchido e devolvido junto com os documentos listados — que variam conforme a seguradora e o tipo de sinistro.
É normal que sejam solicitados, além dos documentos pessoais e da cópia da apólice, atestados, exames e laudos médicos, comunicação de acidente de trabalho e boletim de ocorrência, entre outras possibilidades. A partir do momento em que toda a documentação é apresentada, o prazo previsto para o resgate deve ser de no máximo 30 dias, independentemente do tipo de sinistro.
Como o seguro é reajustado ao longo da vida?
O seguro não permanece sempre com o mesmo valor. O reajuste do total do prêmio acontece periodicamente, uma vez ao ano, e serve para proteger o benefício contratado frente à inflação. Isso garante que, quando precisarem utilizar o benefício contratado, terão suas expectativas atendidas.
Vale lembrar que o principal objetivo de um seguro de vida não é oferecer ganho financeiro, mas sim segurança, tranquilidade e principalmente proteção para quem o contrata.
Deseja contratar um seguro de vida? Faça uma simulação agora mesmo, clicando aqui!